Caminhar com Jesus

 

Transcrição:

Lucas 24,13-35, Nesse mesmo dia, o primeiro da semana, dois discípulos caminhavam para uma aldéia chamada Emaús, distante de Jerusalém (60) sessenta Estádios, doze quilômetros, falando um para o outro, de tudo que havia se passado, enquanto iam conversando, e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles, mas os olhos estavam como que vendados, e não o reconheceram, perguntou-lhes então, de que estais falando pelo caminho e por que estais tristes? Um deles chamado Cléofas respondeu! É por acaso, o único forasteiro em Jerusalém que não sabe o que aconteceu esses dias? Perguntou-lhes, o que foi? Disseram, a respeito de Jesus de Nazaré, era um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo povo, os nossos Sacerdotes e os nossos magistrados os entregaram para a morte e para ser crucificado, nós esperávamos que fosse ele que havia de restaurar Israel, e agora além de tudo isso, é o terceiro dia que essas coisas sucederam, é verdade que algumas mulheres entre nós, nos alarmaram, elas foram ao sepulcro antes do nascer do sol, e não tendo achado seu corpo, voltaram dizendo que tiveram uma visão de Anjos, os quais asseguravam que ele está vivo, alguns dos nosso foram ao sepulcro, e acharam assim como as mulheres tinham dito, mas a ele mesmo não viram, Jesus lhes disse, o gente sem inteligencia…

Meus irmãos e minhas irmãs, este texto dos discípulos de Emaús, e que eu fiz questão de colocar entre os quatro capítulos finais do Livro, que fala daEspiritualidade conjugal, é um roteiro de Espiritualidade conjugal espetacular, e ai a gente entende uma coisa muito interessante, que São João vai refletir, (30) trinta anos depois desse acontecimento, por tanto, uns sessenta anos depois desse acontecimento, quando Jesus, segundo são João, inicia o seu ministério, numa casa de família, observe uma coisa interessante, o Catecismo da Igreja Católica diz, que o matrimônio, abre e fecha as portas da Bíblia, eu citei ontem, Gêneses 1,26, o Apocalipse 19,20, 22 vc17, São os três últimos capítulos, num contexto também matrimonial, mas o interessante, é que São João diz que Jesus começou o ministério dele também numa família, vocês viram a camiseta que a Luzia Santiago estava usando, da Sagrada Família, Segundo São mateus e São Lucas, a vida de Jesus começou numa Família, mas o mais importante é quando São João fazendo Teologia, sessenta anos depois da ressurreição de Jesus, e é por isso que a Igreja Católica, sendo uma Igreja celibatária, nós PadreBisposCardeais e Papas, não casamos, é a única Igreja que acolhe o matrimônio como sacramento, exatamente por isso, por que foi Jesus que elevou o matrimônio a dimensão de sacramento, São João vai dizer que ele inicia o ministério público dele, numa festa de casamento, mas esse texto de Lucas 24, foi umas luzes que Deus foi me dando, para que eu pudesse perceber uma coisa, segundo São Lucas, o encerramento da missão de Jesus, antes de subir ao pai, também estará relacionado ao sacramento do matrimônio.

Pergunto-lhes, quem eram os dois discípulos de Emaús, Nome? Cléofas, e o outro? Jairo?, onde você achou esse Jairo? João, onde está escrito o nome dele? O nome dele está escrito em João mesmo! O nome dele não era ele, era ela, Maria, esposa de Cléofas, e como chamava a mulher dele? Maria de Cléofas, está escrito, isso é lógica do evangelho, está escrito em João 19,25 que junto a cruz de Jesus estava Maria sua mãe, e Maria de Cléofas, qual Cléofas? Em lugar nenhum da Bíblia fala de outro Cléofas, se falou naturalmente Maria de Cléofas, é por que já era conhecida sim, o Cléofas era conhecido até por que essa dona Maria, vinha ser a tia de Jesus, era irmã de nossa senhora, Uai, mais irmã com nome de Maria? É só ir lá no Biguá, que você vai ver o monte que tem! Minha mãe é Maria de Nazaré, a irmã dela é Maria Benedita, a outra é maria Aparecida, e se tiver (600) é tudo com o nome de Maria, Essa senhora era irmã de nossa senhora, discípula de Jesus, e uma discípula muito próxima, ela estava de pé na cruz com Maria, segundo São João 19, 25, que dia foi que Maria, mulher de Cléofas estava de pé, aos pés da cruzSexta feira santa! Sábado ela não podia viajar! ninguém podia caminhar no sábado.

Por que que Cléofas iria esperar o sábado, para ir no domingo, dia que podia caminhar, e não ia levar a mulher dele embora? Mas também pelo contexto você vai percebendo que é um casal, Cléofas e Maria, Maria e Cléofas, eles estavam voltando para Emaús, Emaús significa aqui a sua casa, agora vocês pensem bem, e ontem eu perguntava, onde é o lugar onde você mostra o seu fracasso, vocês pensam bem, o espirito que tomava conta do coração de Cléofas e de Maria, nessa volta de Emaús, Emaús uma aldeia, pequenininha, hoje tem duas famílias católicas em Emaús, tinha uma no ano (2.000) dois mil, agora tem Duas, 100% de aumento, agora tem duas, estatística é um espetáculo, estatisticamente falando, teve um aumento espetacular, de 100%, agora tem duas famílias.

Emaús uma aldeia, vocês Imaginam, o dia que Cléofas e Maria, sairam de Emaús, despediu da parentada para seguir Jesus, o que será que falaram para ele? Vocês são dois loucos, Cléofas meu filho, põe a sua cabeça no lugar! Maria, onde já se viu, isso ai é por que você está influenciado pela família, eu fico imaginando o que os vizinhos falaram da Maria, é fácil, é só vocês vê o que vocês falam lá com a vizinhança que vocês descobrem, a coitada da Maria, é, pois é! sobe do sobrinho dele, soube, dizem que ele anda fazendo milagre lá, eu vi falar mesmo, eu ouvi comentário! Dizem que o Homem é bom! Há multiplica pão, cura doente, e a Maria foi, não acredito! Sabe o que aconteceu com a Maria do Cléofas? Foi embora! Não acredito! A casinha tão boa que fizeram! Nós mesmo ajudamos no mutirão para botar uma pia, eu mesmo fui lá buscar sapé para cobrir a casa, largaram? largaram tudo, foi embora, o Cléofas então, está dizendo para Deus e o mundo, que vai salvar o mundo, acharam o Homem salvador. Que coisa, foram embora, agora estavam voltando, vocês Imaginam agora como os dois estavam voltando, por isso que eles estavam com a cabeça baixa, sabe quando você precisa por charrete no burro? Põe uma vizeira, que é para ele não olhar de lado, Maria e Cléofas, tanto que Jesus chamou eles de Anta, com muita delicadeza, mas chamou, pois Jesus é muito delicado, O gente tardo, retardo, totalmente tardo, duplamente tardo, gente sem inteligência, sem inteligência é besta, os dois voltaram de cabeça baixa, estavam andando de vagarinho, tanto que para andar (12) doze quilômetros gastaram um dia, a pessoa andando no passo normal, ela anda cinco quilômetros numa hora, se apertar um pouquinho, anda seis quilômetros por hora, bem devagar, quatro quilômetros por Hora, nesse passo devagar que eu estou dando aqui.

Eles levaram um dia para fazer (12) doze quilômetros, um quilômetro por Hora, andavam igual a tartaruga, é igual o cara que vai vigiar a tartaruga e chega dizendo, uma delas fugiu, nossa, como ele é lerdo, uma tartaruga fugiu dele! Sabe por que eles não queriam chegar, por que eles queriam chegar a noite, para ninguém velos, eles estavam derrotados, pois Jesus havia sido crucificado, voltar para Emaús, significa voltar para os seus fracassos, como diz o Gilberto Gil.

Maria de Cléofas voltava para o fracasso deles, de cabeça baixa, o virgem Maria, triste é quando você vai enterrar o seu pai, um dia um filho meu, não sabia como de dar a noticia que o chuvisco(meu cachorro), tinha morrido, chorei tanto que quase não consegui celebrar a missa, lá em casa.

Você já notou que caminhar é a melhor representação de um casal, olha! basta mudar a perna de tráz, esquece a da frente.

Cônjuge, é a palavra mais feia do dicionário, se você fala cônjuge, meu Cônjuge, ele perde divórcio, com mais Jugo.

O que é Jugo? Olhe no dicionário ou no meu livro, eu fui pesquisar, não sou bobo, não dar de colocar uma canga num Boi e num porco, a canga vai pender mais para o porco, é preciso colocar dois bois, assim é marido e mulher, os dois formarão uma só carne, por que o meu jugo é suave, sem Jesus a canga do meu jugo é insuportável, a mulher mais linda, sem Jesus é um tribufú.

Aprendei de mim, diz Jesus, Essa história de amor só emoção, isso não é amor, amor é renúncia, estou escrevendo sobre isso!

Amar é chegar em casa, dai a empregada chega e diz, o juninho está com 39 graus de febre, dai a mãe tem que ir na escola receber um prêmio, nesse momento a mãe deixa o prêmio de lada e fica com o Juninho, isso é amor, isso é comprometimento, quando amor é amor, a mãe não diz, Juninho vê se fica bom, pois mamãe tem um compromisso, vê se não chora, pois eu volto logo, não a mãe esquece a festa, e vai bater uma clara de ovo com rodelas de limão, para por na sola do pé dele, para passar a febre.

O Homem vai para o serviço, para sustentar a família, será que ele gosta? Não, mas precisa de dinheiro para sustentar a família, isso é renúncia!

Você só descobre que sua mãe gosta de coxa de frango quando você sai de casa, e volta para visita-la, pois até então quando você morava com ela, ela só comia as asas do frango e os pés, você chega para ela e diz, mãe a senhora não quer comer essa coxa, ela diz, não filho, eu não gosto. Quando a mãe vai fazer a roupa para o filho, é a primeira que ela faz, por último é a roupa dela com os restos de tecido que sobraram, e ainda termina seu vestido, tarde da noite, isso é amor.

Desde o dia que você se casou, Jesus caminha com vocês, Jesus é a canga de vocês, ele transforma a sua canga numa cruz, sem Jesus a canga é insuportável, sabe quem está para se separar em breve? Você! se Jesus não for o centro de tudo, será você! se não colocarem Jesus na vossa canga, vão se separar!

Jesus já começou a caminhar com vocês, já faz (50) cinquenta anos, depende do tempo que você recebeu o sacramento do matrimônio. E vocês namorados que estão aqui, é para no futuro terem um matrimônio santo, fiquei muito triste, quando vi um Hotel(Burbom), famoso, fazendo uma promoção para os casais de namorados, virgem Maria, fiquei decepcionados, vocês namorados que estão aqui, fiquei feliz por vê vocês aqui.

Jesus sofreu mais no caminho de Emaús, do que na cruz, o triste é quando a pessoa vem contar para você, a história que você contou numa pregação, inclusive com mal hálito, receita para mau halito, Pegue três copos de água, com ácido sulfúrico, depois engula, sem gargarejo, para não ofender a boca!

Acho que Jesus tirou o terço bizantino do bolso e foi rezando, anta, anta, anta, caminhar é sinal do matrimônio, a perna de um tem que ser equilíbrio para o outro, amar é caminhar os dois na mesma direção, o Homem é o pé do chão, a mulher é o pé do alto, tem horas que é o averso, um é suporte do outro, apóia-se no outro, Homem e Mulher, não é para olhar somente para o corpo um do outro, pois o corpo envelhece.

Jesus chamou Pedro de satanás, e  João de boanerges, para que possamos tomar juízo, por isso que ele faz um chicote, não para bater, mas para nos abrir os olhos, eu conto isso no meu livro a cura do ressentimento.

Li uma historinha, achei interessante, vou contar para vocês, um repórter chega para um casal e pergunta, qual é o segredo de vocês estarem (50) cinquenta anos casados? O marido respondeu, eu percebi que a coisa que ela mais gostava era o bico do pão, então desde o dia que casamos, dou para ela o bico do pão, então faz cinquenta anos que eu acordo, levanto, vou na padaria, compro pão quentinho, corto a ponta do pão e dou para ela. Dai o repórter pergunta para ela, e ela responde a mesma pergunta, só que ela diz, a coisa que eu mais detesto é a ponta do pão, e faz (50) cinquenta anos que eu como a ponta do pão…, Amor é renúncia, é claro que existiu falta de diálogo entre os dois.

Quando os dois discípulos chegam em casa, Maria faz rapidinho um pão círio, água, trigo e sal, redondo, como a Eucaristia, o vinho deles, é como o nosso café aqui, o vinho deles é sem álcool, (Padre Léo chama Toshio e Kaioko), para representar Cléofas, Maria, e Padre Léo representa Jesus.

O convidado sentava sempre no primeiro lugar a esquerda, por isso que Padre é Padre, seu significado é pai, o pai sentava na cabeceira da mesa, o pai fazia a oração, mas mesmo sem reconhecer Jesus, ele sentou no lugar principal da mesa, Cléofas pós Jesus no lugar dele, entre os dois, e ai Jesus faz a oração, tomai e comei, na hora que Cléofas e Maria pegaram o pão partido, que seus olhos se abrem, Jesus desaparece, Homem e mulher, Maria e Cléofas, Obrigaram Jesus a celebrar a eucaristia, na casa deles, assim também na sua casa.

Homem e mulher, não vão para mesa sem Jesus, não deixe Jesus no lugar da visita, coloque Jesus no centro da sua vida, da sua mesa , da sua casa, da sua família, ai sim, ele está no meio de nós, Toshio e Kaioko, estavam de frente um para o outro, e olharam juntos para o pão partido, e seus olhos se abriram, mas os olhos da alma!

Na volta, Cléofas e Maria, fizeram (12) doze quilômetros eles fizeram em uma hora, tudo por que tinha encontrado com Jesus.

 

Detalhes:

Fala sobre a canga

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

2 Comments